NDF – O que é e quais são as vantagens?

BLOG-BANNER (7)

Antes de tudo, vamos entender a sigla NDF (Non-Deliverable Forward Contract), que resumidamente é um contrato a termo de moedas, negociado em mercado, cujo objetivo é fixar, antecipadamente, uma taxa de câmbio em uma data futura.

Muitas empresas que operam em moedas estrangeiras escolhem esse tipo de contrato para se proteger das constantes variações cambiais nas moedas estrangeiras. 

Embora possa parecer uma boa ideia para as empresas, é importante entender exatamente como o NDF funciona. Isso porque, embora a empresa possa se beneficiar de um ajuste positivo, ela pode eventualmente ter que pagar o ajuste negativo para a contraparte. 

O funcionamento do NDF é muito semelhante ao funcionamento do mercado futuro negociado em bolsa. Nesse tipo de contrato, a empresa e o banco concordam com o valor de troca de uma moeda em uma data específica.

Vantagens:

  • Sem ajustes diários, apenas na liquidação do contrato;
  • Valor, prazo de validade e preço futuro são negociados no momento da compra;
  • Podem ter encerramento parcial ou total;
  • Flexibilidade de prazos;
  • Funcionam travando uma taxa de câmbio;
  • O pagamento ou recebimento do ajuste é feito no vencimento determinado.

.

Quando usar:

Em cenários onde se deseja proteger contra oscilações cambiais ou simplesmente participar ativamente da variação de uma moeda. Bastante utilizada como instrumento de hedge por importadores e exportadores.

.

Quais são os tipos de NDF:

O mercado financeiro usa quatro métodos de contrato de NDF: 

-Termo de NDF: é acordado, inicialmente, por ambas as partes do contrato, a contratação do NDF em uma data futura;

– Termo simples: permite comprar e vender moeda estrangeira (para reais) a um preço pré-definido (taxa de câmbio a termo). Este é o tipo mais comumente usado no mercado. 

– Cláusula de paridade: É permitida a compra / venda de duas moedas diferentes de reais e liquidação em reais. Por exemplo: compra em euros cotada em dólares americanos. 

– Termo asiático: A taxa de câmbio para liquidação do contrato é o resultado da média aritmética ou ponderada da taxa de câmbio na data programada. Exemplo: Uma empresa compra dólares pelo preço médio observado durante um determinado período.

.

E aí, curtiu a matéria? Clique nos botões abaixo e encaminhe para seus amigos ou clique aqui e fale com um especialista para saber mais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.